Educação

Em busca de uma educação com mais horizontes

Palestra abordará estratégias para uma educação libertária

Discutir a liberdade e criar seres humanos mais responsáveis, que entendam as consequências de suas escolhas. O tema, fundamental para a vida em sociedade, será abordado pelo professor e escritor Gabriel Perissé em palestra nesta quinta-feira (28) no auditório do Colégio São José, a partir das 18h30min. Repensar a educação familiar diante das novas configurações sociais é outro ponto a ser debatido no encontro. O evento é aberto ao público e a entrada é 1 kg de alimento não perecível.

O palestrante acredita que a educação das crianças deve ser pautada por bons exemplos e instruções positivas. "A proibição que vinha dos pais na décadas de 80 não cabe mais nos dias de hoje", pontua. Ao invés de distribuir nãos, Perissé aconselha os pais a conversarem com seus filhos e mostrar a eles os caminhos adequados. "O processo educativo deve ser mais propositivo e menos traumático", fala.

Educar para a liberdade significa tornar as pessoas capazes de fazer boas escolhas. "Nós somos seres livres e já nascemos com a capacidade de optar. Precisamos aperfeiçoar essa habilidade", defende. O exercício de humanizar a nossa liberdade, de exercê-la pensando também no bem-estar do outro, deve ser feito desde a infância. "As crianças têm de ser capazes de entender as consequências de suas escolhas", fala. Perissé frisa que todo o processo deve ser adequado à idade do indivíduo.

A liberdade, para o palestrante, divide-se em dois principais grupos: de ação e interior. A primeira refere-se à liberdade para fazer o que se quer na hora que deseja. Já a liberdade interior é a capacidade de driblar as dificuldades e, muitas vezes, exige o trabalho coletivo. "É como eu posso aproveitar o que eu tenho no momento para alcançar a liberdade de ação", explica. A influência da mídia na educação das crianças também será abordada durante a palestra. "Não podemos ignorar a sociedade digital", frisa.

O carioca Gabriel Perissé é pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Já publicou mais de 20 livros e mil artigos e ensaios. Entre 1998 e 2011, atuou como professor universitário e coordenador pedagógico (graduação e pós-graduação) em São Paulo. Atualmente mora em Porto Alegre e trabalha no Centro Pastoral e Solidariedade da PUC-RS.

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